Características do algodão orgânico

28 Mai

fulleto_castella_rivescasals-01O algodão orgânicocujos tecidos são mais macios  e agradáveis de vestir, respeita o meio ambiente em todas as suas fases de fabricação, além de não perjudicar às espécies animais. Diferencia-se pelas suas sementes não tratadas, totalmente livres de transgénicos, qu respeitam a biodiversidade. Além do mais, somente utiliza-se a água da chuva, não emprega-se a irrigação automática na sua produção. Para o primeiro cultivo, exigem-se até três anos de espera para que não fiquem restos de resíduos químicos nela.

Os campos de cultivo de algodão orgânico trabalham-se com tração animal e estão livres de maquinaria agrícola contaminante, o que limita de jeito considerável o risco de problemas de saúde para os agricultores. Por outro lado, a produção de algodão orgânico diferencia-se de outros tipos de cultivos já que não utilizam inseticidas, pesticidas sintéticos nem outros produtos químicos. Somente utilizam-se pesticidas e adubos naturais. Isto reduz o risco de alrgias, sobre tudo em bebés e crianças pequenas.

algodão orgânico processa-se sem tratamento químico (entre outros sem cloro) e tinge-se com produtos livres de metais pesados. Umas das avantagens radica no cultivo biodinámico, onde produzem-se diferentes alimentos nas mesmas terras.

algodão orgânico não utiliza intermediários, está producido por 450 agricultores e famílias. Existe um control total de todo o seu ciclo: desde o cultivo, passando pela fiadura e o seu tecido. O algodão se produz somente com as cores naturais da terra. Não se aplicam processos úmidos aos tecidos, somente a lavagem. O resultado final são tecidos completamente puros e biodegradáveis.

Na www.lojatecidos.com e nas nossas lojas da Ribes & Casals encontrarão vários tecidos na nossa secção de algodão orgânico:

Ainda sem comebtários

Deixe uma resposta