Como fazer um vestido de Flamenca

7 Mar

dibujo

Nesta ocasião vamos explicar-vos como podemos fazer o nosso vestido de flamenca. Contamos com a colaboração de Alex de la Huerta, o nosso colega de trabalho de Sevilha que este ano ganhou o prêmio de costureiro novel em Simof 2014. Ele explica para nós os pasos a seguir.

O primeiro que temos que fazer é escolher o tecido que vamos usar em uma das nossas lojas da Ribes&Casals ou na nossa loja online, www.lojatecidos.com. Temos uma ampla variedade de tecidos para escolher na nossa secção de Flamenco!

Começaremos partindo de um figurino base para um corpo ajustado normal.

 

CORPO.

patron1patron 2

 

Também precisaremos do figurino para a saia reta.

SAIA

patron 3patron 4

 

Uma vez temos os figurinos do corpo e da saia, começaremos com a união destes e ajustaremos às medidas correspondentes e desejadas.

Como podem ver, já temos o figurino de um vestido base. O vestido de flamenca como norma geral tem duas costuras centrais a modo de porfios, partindo a parte dianteira visualmente em três peças e as costas em quatro. Esta repartição nas costas fica assim já que no centro botaremos um zíper. O tamanho do zíper dependerá do decote que quisermos dar as costas.

Agora temos que ocupar-nos das “nejas”, faremos seis para que a saia tenha bastante amplitude. Quando as tenhamos costuradas, a forma que ficará será parecida à de um hexágono.

patron 5

 

Será nesse momento quando começa a parte divertida de fazer um vestido de flamenca… Costurar volantes e mais volantes!

 

Si segues o nosso blog, poderás ver a diferença entre vários tipos de volantes.

 

 

Para começar, dividiremos a neja entre os volantes que terá o vestido, neste caso são três. Contando o tamanho da largura, (60 cm) dividiremos entre três (a 20 cm). Esta será a medida dos nossos volantes à que adicionaremos 5 cm para que o volante saia e as costuras sejam invisíveis.

patron 6

Esta medida (o círculo central) dependerá da quantidade de amplitude que quisermos dar aos volantes. Quanto menor medida, mais amplitude terá.

E agora vem a grande pergunta: Quantos tecidos teremos que cortar para fazer cada volante? Muito simples: essa quantidade é a soma do recorrido das seis “nejas” dividas pelo tamanho do volante… Não fiquem preocupados, olhem que fácil:

 

patron 7

 

 

 

 

 

O resultado é o número de tecidos que precisaremos. A soma total são 16, não é preciso contar os decimais. Precisaremos de 4 para o primeiro volante, 5 para o segundo e 7 para o terceiro volante.

Uma vez cortados os tecidos, os costuramos e conseguimos esses três maravilhosos volantes por separado. Só fica costurar cada volante às nejas. A guia será a sinal divisória que fizemos antes.

Para terminar o vestido de flamenca, só temos que costurar a linda saia de volantes ao baixo do corpo que fizemos antes. Espero que tenham gostado!

 

Ainda sem comebtários

Deixe uma resposta