O Carnaval está a chegar!

5 Fev

A celebração do Carnaval tem mais de 2000 anos de idade. Desde a época da Idade Média, os ricos se disfarçavam como pobres, os pobres como ricos, os filhos como adultos e vice-versa. Na noite do Carnaval vale tudo, e as máscaras e as fantasias evitam poder ser reconhecidos. As ruas ficam lotadas de gente curiosa que admira os carros alegóricos e dança até o amanhecer. Muitos países comemoram o carnaval e em alguns, é uma tradição de longa data onde centenas de pessoas trabalham nos seus preparativos durante todo o ano. Em Lojatecidos.com e nas nossas lojas da Ribes & Casals você pode encontrar uma infinidade de tecidos para fazer a sua fantasia: lantejoulas, tules, tecidos de pêlo… Não hesite em visitar-nos! Neste post citamos alguns dos carnavais mais representativos no mundo, porém a lista é bem mais longa…

carnaval rio Por Sergio Luiz

© Sergio Luiz | Wiki Media Commons

CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO, BRASIL – Este é um dos carnavais mais famosos do mundo. Pelo Sambódromo -estádio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer- reúnem-se a cada ano mais de 70.000 pessoas. Pela sua longa avenida, as escolas de samba desfilam e todos os participantes ficam maravilhados. As escolas de samba são organizações reais de trabalho que empregam ao longo do ano centenas de pessoas. As mais conhecidas são: Mangueira, Portela, Salgueiro, Beija-Flor, Imperatriz, Império Serrano, Mocidade Independente, União da Ilha, Estácio de Sá, Unidos do Viradouro. Também encontramos nas ruas os grupos de “blocos”, organizados por temas diferentes. Aqui é onde você pode viver a verdadeira alegria do povo carioca. No Brasil também destacam os Carnavais de Salvador de Bahia, Recife e de São Paulo.

carnaval venecia robertito 1965

© Robertito1965 | W. Media Commons

CARNAVAL DE VENECIA, ITALIA – Este carnaval tem a sua origem na Idade Média. As máscaras são o seu signo mais representativo. Milhares de pessoas vêm de todo o mundo para apreciar as fantasias, as suas cores e as suas festividades. Começa 10 dias antes da quarta-feira de cinzas e continua até a terça-feira de Carnaval. Originalmente tinha como objetivo eliminar os estereótipos sociais. Os ricos “viravam” pobres e os pobres “viravam” ricos. As máscaras, que apareceram no século XIII, permitiam que as pessoas que não conheciam não tivessem que cumprimentar-se. A fantasia mais antiga é a confeccionada com o tecido de Arlequim. Consiste numa máscara preta e um traje de losangos coloridos. É uma máscara da Lombardia pertencente a “Commedia dell’arte”. Outra fantasia é a “Gnaga”, composta de um traje feminino e uma máscara de gato. A pessoa que a veste carrega uma cesta debaixo do braço.

MARDI GRAS NEW ORLEANS AlbertHerring

© Albert Herring | Wiki Media Commons

CARNAVAL DE NEW ORLEANS, EUA – Em New Orleans, Louisiana, berço do Jazz mas também do Carnaval, os principais “Krewe” (foliões) preparam desfiles espetaculares cada ano, ao longo da Saint Charles Avenue, Canal Street e do “Quartier Français” (Bairro francês). As ruas ficam cheias de orquestras, carros alegóricos impressionantes, concertos… que contagiam os participantes com um fervor incomparável. Cada carro alegórico está decorado com um tema diferente: personagens da mitologia, celebridades, personagens infantis, etc. O dia de Mardi-Gras (terça-feira de Carnaval) é o apogeo da festa, quando os foliões começam as festividades, às 8h da manhã até a meia-noite, início da Quaresma. O primeiro Mardi-Gras dos Estados-Unidos festejou-se em 1703 e os desfiles de máscaras com carruagens e ginetes, iluminados pela luz de tochas de gás, remonta ao ano 1830.

© Zil | Wiki Media Commons

© Zil | Wiki Media Commons

BATALHA DAS FLORES – NICE, FRANÇA – O Carnaval de Nice é mundialmente famoso pela sua “Bataille des fleurs” onde lançam-se cerca de 100.000 flores para o público desde os seus carros alegóricos. Cada carro é uma obra de arte natural meticulosamente trabalhada em tempo recorde. As fantasias usados pelos participantes são feitas por flores que representam criações únicas nascidas em lugares de trabalhos concebidos especificamente para este fim. Este festival é um espetáculo único no mundo e representa uma das festas mais famosas da Riviera Francesa. Em 1876, Andriot Saetone criou a primeira batalha de flores e, desde então, sua reputação cresceu. Organizado para atrair turistas, também serve para o prestígio do trabalho dos produtores locais, porque 80% das flores usadas são cultivadas in situ.

© epSos.de | Wiki Media Commons

© epSos.de | Wiki Media Commons

CARNAVAL DAS ILHAS CANARIAS, ESPANHA – O Carnaval é festa por definição das Ilhas Canarias. Mundialmente conhecido, é dos mais espetaculares que existem. Milhares de pessoas se fantasiam e misturam-se com carros alegóricos, murgas, comparssas, passa-rúas, música, concursos e muita diversão. A gala “Drag Queen” e “Rainha do Carnaval” são as mais famosas e com maior repercussão. Este carnaval se vive em plena rúa. As praças ficam cheias de postos que animan o recinto festivo. Depois de ser elegida a rainha do carnaval e a sua corte, assim como a rainha infantil, chega a “a cabalgata anunciadora del Carnaval”. O enterro da sardinha é outro dos rituais mais destacados. Carrega-se en procissão uma enorme sardinha colocada num trono. Em 1961 aceita-se oficialmente a celebração do Carnaval baixo a denominação eufemística de Festas de Inverno e em 1967 declara-se Festa de Interesse Turístico Nacional.

© Mário José Martins | Wiki Media Commons

© Mário José Martins | Wiki Media Commons

CARNAVAL DE OVAR, PORTUGAL – Organizado desde 1952, o Carnaval de Ovar é um dos maiores eventos turísticos da região e atrai anualmente centenas de visitantes. O festival atinge o seu auge durante os desfiles do Entrudo (Domingo maior e Terça-Feira de Carnaval) e durante a “Noite Mágica” (Segunda-feira de carnaval), quando vêm para a cidade grupos de todo o país. A preparação do “Desfile de Entrudo” reúne durante todo o ano os seus participantes e famílias que responsabilizam-se pessoalmente de fazer as suas fantasias e acessórios que depois brilharão nos carros alegóricos. Ovar vive esta festa durante quase um mês, e reúne mais de 2000 grupos. Outros carnavais a destacar em Portugal são os de Mealhada, Madeira, Figueira de Foz, Torres Vedras, entre otros.

Ainda sem comebtários

Deixe uma resposta