Utilização, limpeza e mantimento do tecido de juta

16 Fev

sacoO tecido de juta sempre está de moda. É um material versátil, natural e biodegradável. Devido ao seu aspeto rústico e natural, este tecido serve para tapeçar paredes ou poltronas, aportando um aspeto campestre sem por isso tirar elegância. Pode utilizar-se para a decoração de interiores ou exteriores, armazenamento, etc… Como é um um tecido que mantém a umidade, que protege da dessecação da terra e do frio, e que é neutro com o meio ambiente, fica ideal para a jardinagem. O tecido de juta também serve para confeccionar cortinas, roupa, fantasias, acessórios de moda, etc… Além do mais pode tingir-se ou bem pintar. Mas como pode lavar-se este tecido sem estragar?

yute

- Na máquina de lavar roupa – Sempre que não se programe a mais de 50º e que se programe com um centrifugado mínimo. Não é recomendável utilizar detergente em pó já que pode tirar a coloração dos tecidos. Para obter um acabamento perfeito, só temos que passar a juta úmida. Não esquecer de limpar a máquina de lavar roupa depois já que a juta pode deixar restos de fibras depositadas nela.
- À mão – Lavar o tecido de juta com uma esponja molhada em água morna e detergente líquido. Podem acrescentar-se algumas gotas de vinagre branco na água. Passar a esponja de forma muito suave encima do tecido.
- Limpiar uma tapeçeria – Antes de usar um método de limpeza úmido, passar o aspirador acima do tecido se não queremos deixar manchas. Uma vez passado o aspirador, passa-se um pano umedecido com água e amoníaco.
- Tirar cheiros com bicarbonato de sódio. Deixar a juta extendida numa superfície plana e espurrear o bicarbonato acima, deixando atuar de dois a quatro dias. Sacudir.

Sempre é preferível deixar secar o tecido de juta ao ar livre para que não se estrague, tendo em cteniendo cuidado de não expó-lo ao sol para que não se clareie e não se resseque.

Ainda sem comebtários

Deixe uma resposta